DATA E HORÁRIO

13 de abril de 2023

19h - 22h

FACULDADE INSPIRAR

R. João Tschannerl, 880

Jardim Schaffer - Curitiba, PR

O Workshop tem como foco a discussão e atualização da

IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA GESTÃO NO CONTEXTO

DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO

e sua aplicação na rotina dos profissionais da área. Aplicações práticas para o gestor em ação no planejamento, implementação e desenvolvimento de ações de gestão dos riscos e da saúde nas empresas.

O Workshop tem como foco a discussão e atualização da

IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA GESTÃO NO CONTEXTO

DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO

e sua aplicação na rotina dos profissionais da área. Aplicações práticas para o gestor em ação no planejamento, implementação e desenvolvimento de ações de gestão dos riscos e da saúde nas empresas.

Profº Dr. Hudson de Araújo Couto

Profº Dr. Hudson de Araújo Couto

• Médico do Trabalho, UFMG, 1975;

• Especialista em Medicina do Trabalho;

• Doutor em Administração;

• Professor universitário de Fisiologia da Faculdade de Ciências Médicas, desde 1975; atualmente coordenador da Disciplina de Fisiologia para o curso de Medicina;

• Coordenador Geral da Pós-graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;

• Coordenador do Curso de Especialização em Ergonomia Aplicada ao Trabalho - Lato Sensu - da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;

• Memnro titular da Academia Mineira de Medicina desde 2011;

• Autor de diversos livros na área da Ergonomia;

• Consultor de empresas da Ergo Ltda, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional;

• Docente em curso de Ergonomia (em língua espanhola) para GM da Venezuela, 2001, johnson &Johnson (venezuela, Colômbia, Argentina e México), 2002;

• Docente em curso de Ergonomia (em língua inglesa) para Johnson & Johnson - Trinidad & Tobago, 2002.

• Médico do Trabalho, UFMG, 1975;

• Especialista em Medicina do Trabalho;

• DOUTOR EM ADMINISTRAÇÃO;

• Professor Universitário de Fisiologia, da Faculdade de Ciências Médicas, desde 1975; atualmente coordenador da Disciplina de Fisiologia para o Curso de Medicina;

• Coordenador Geral da Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;

• Coordenador do Curso de Especialização em Ergonomia Aplicada ao Trabalho – Lato Sensu- da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;

• Membro Titular da Academia Mineira de Medicina desde 2011;

• Autor de diversos livros na área de ergonomia;

• Consultor de empresas da Ergo Ltda, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional;

• Docente em Curso de Ergonomia (em Língua Espanhola) para GM da Venezuela, 2001, Johnson & Johnson (Venezuela, Colômbia, Argentina e México), 2002;

• Docente em Curso de Ergonomia (em Língua Inglesa) para Johnson & Johnson – Trinidad & Tobago, 2002.

Profº Dr. Paulo Roberto Zétola

Profº Dr. Paulo Roberto Zetola

Profª Drª Cynthia M. Zilli

Profª Drª Cynthia M. Zilli

• Médico do Trabalho e Médico do Esporte;

• Mestrado em Ergonomia pela UFSC;

• MBA em Gestão Executiva em Saúde - FGV;

• Professor da Graduação em Medicina e Pós-graduação em Medicina;

• Ocupacional pela UFPR;

• Diretor da ANAMT - Conselho Fiscal Gestão 2019-22;

• Presidente APAMT gestão 2013/14 e 2015/16;

• Experiência como Gestor Executivo Nacional e América Latina em grandes corporações por mais de 20 anos;

• Organizador do Livro "Tratado em Gestão de Saúde do Trabalhador" - 2020, Editora ERGO.

• Médico do Trabalho e Médico do Esporte;

• Mestrado em Ergonomia pela UFSC;

• MBA em Gestão Executiva em Saúde -FGV;

• Professor da Graduação em Medicina e Pós-graduação em Medicina

• Ocupacional pela UFPR;

• Diretor da ANAMT –Conselho Fiscal gestão 2019-22;

• Presidente APAMT gestão 2013/14 e 2015/16;

• Experiência como Gestor Executivo Nacional e América Latina em grandes corporações por mais de 20 anos

• Organizador do Livro “Tratado em Gestão de Saúde do Trabalhador” – 2020, Editora ERGO.


• Fisioterapeuta do Trabalho (ABRAFIT / COFITTO);

• Ergonomista certificada pela ABERGO;

• Doutora em Ciência da Reabilitação pela UNISUM/INSPIRAR (2022);

• Mestre em Engenharia de Produção através da UFRGS (2004);

• Especialista em Perícias Fisioterapêuticas pela Inspirar (2021);

• Especialista em Traumato-ortopedia e Desportiva através da UTP (1998);

• Empresária e Consultora em Programas de Prevenção, ergonomia, fisioterapia do trabalho - MACCRO ERGONOMIA;

• Coordenadora do MBA de Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho da Faculdade Inspirar desde 2006;

• Coordenadora do Núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho - Faculdade Inspiar - desde 2016.

• Fisioterapeuta do trabalho (ABRAFIT / COFITTO);

• Ergonomista Certificada pela ABERGO;

• Doutora em Ciência/ da Reabilitação pela UNISUM/INSPIRAR (2022);

• Mestre em Engenharia de Produção através da UFRGS (2004);

• Especialista em Gestão de QSMS pela INSPIRAR (2018);

• Especialista em Perícias Fisioterapêuticas pela INSPIRAR (2021);

• Especialista em Traumato-Ortopedia e Desportiva através da UTP (1998);

• Empresária e Consultora em Programas de Prevenção, Ergonomia, Fisioterapia do Trabalho - MACCRO ERGONOMIA;

• Coordenadora do MBA de Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho da Faculdade INSPIRAR desde 2006;

• Coordenadora do Núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho - Faculdade Inspirar - desde 2016.


QUERO ME INSCREVER APENAS NO WORKSHOP

DATA E HORÁRIO

14 de abril de 2023

7h30 - 16h30

FACULDADE INSPIRAR

R. João Tschannerl, 880

Jardim Schaffer - Curitiba, PR

• Capacitar os participantes no desenvolvimento do PGR da Ergonomia;


• Capacitar os participantes na condução da melhor solução administrativa para as questões ergonômicas levantadas


• Capacitar os participantes na organização adequada dos trabalhos de ergonomia numa organização, visando a gestão efetiva de riscos;


• Capacitar os participantes no entendimento e na condução de questões comuns nas empresas que resultam em perdas financeiras significativas decorrentes de gestão inadequada das questões ergonômicas;


• Atualização constante na área de ergonomia, principalmente agora com a alteração da legislação (NR17 – ERGONOMIA), em outubro de 2021, incluindo e dando ênfase ao papel da gestão em ergonomia. Será um momento único para discutir e aprender, com exemplos práticos de planejamento, implementação e desenvolvimento de ações de ergonomia.

Profº Dr. Hudson de Araújo Couto

Profº Dr. Hudson de Araújo Couto

• Médico do Trabalho, UFMG, 1975;

• Especialista em Medicina do Trabalho;

• Doutor em Administração;

• Professor universitário de Fisiologia da Faculdade de Ciências Médicas, desde 1975; atualmente coordenador da Disciplina de Fisiologia para o curso de Medicina;

• Coordenador Geral da Pós-graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;

• Coordenador do Curso de Especialização em Ergonomia Aplicada ao Trabalho - Lato Sensu - da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;

• Memnro titular da Academia Mineira de Medicina desde 2011;

• Autor de diversos livros na área da Ergonomia;

• Consultor de empresas da Ergo Ltda, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional;

• Docente em curso de Ergonomia (em língua espanhola) para GM da Venezuela, 2001, johnson &Johnson (venezuela, Colômbia, Argentina e México), 2002;

• Docente em curso de Ergonomia (em língua inglesa) para Johnson & Johnson - Trinidad & Tobago, 2002.

• Médico do Trabalho, UFMG, 1975;

• Especialista em Medicina do Trabalho;

• DOUTOR EM ADMINISTRAÇÃO;

• Professor Universitário de Fisiologia, da Faculdade de Ciências Médicas, desde 1975; atualmente coordenador da Disciplina de Fisiologia para o Curso de Medicina;

• Coordenador Geral da Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;

• Coordenador do Curso de Especialização em Ergonomia Aplicada ao Trabalho – Lato Sensu- da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;

• Membro Titular da Academia Mineira de Medicina desde 2011;

• Autor de diversos livros na área de ergonomia;

• Consultor de empresas da Ergo Ltda, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional;

• Docente em Curso de Ergonomia (em Língua Espanhola) para GM da Venezuela, 2001, Johnson & Johnson (Venezuela, Colômbia, Argentina e México), 2002;

• Docente em Curso de Ergonomia (em Língua Inglesa) para Johnson & Johnson – Trinidad & Tobago, 2002.


O TRABALHO EFICAZ EM ERGONOMIA: O PAPEL DE CADA UM

O TRABALHO EFICAZ EM ERGONOMIA: O PAPEL DE CADA UM

• GRO-PGR-SP-SEP- SIG ERGO -Esclarecimentos Importantes


• A eficácia do trabalho de Ergonomia: analogia com um time de futebol vencedor


• O Processo de Ergonomia – Visão Geral- Os 10 Pilares e os 13 Passos Fundamentais

• GRO-PGR-SP-SEP- SIG ERGO -Esclarecimentos Importantes


• A eficácia do trabalho de Ergonomia: analogia com um time de futebol vencedor


• O Processo de Ergonomia – Visão Geral- Os 10 Pilares e os 13 Passos Fundamentais

OFICINA: COMO MONTAR UM INVENTÁRIO DE RISCO ERGONÔMICO COMPATÍVEL COM O PGR

OFICINA: COMO MONTAR UM INVENTÁRIO DE RISCO ERGONÔMICO COMPATÍVEL COM O PGR

• Montagem do Inventário de Risco Ergonômico (ou Panorama Ergonômico)


• Avaliando o risco para membros superiores – 8 a 9 exemplos do consultor- uso do aplicativo APP TOR-TOM MMSS – disponível para celulares android


• Avaliando o risco em situações levantadas pelos participantes – os participantes poderão levar situações de trabalho reais, em vídeos, contendo informações complementares; caso haja número elevado de situações, serão sorteadas 8 a 9 para análise


• Fechamento: Inventário de Riscos – como ficou, considerando os itens levantados na Oficina


• Exemplo Real 1: Empresa especialista em reciclar e produzir Alumínio- Experiência de 5 anos


• Exemplo Real 2 – Empresa de manufatura com uso intensivo da coluna vertebral e de membros superiores

• Montagem do Inventário de Risco Ergonômico (ou Panorama Ergonômico)


• Avaliando o risco para membros superiores – 8 a 9 exemplos do consultor- uso do aplicativo APP TOR-TOM MMSS – disponível para celulares android


• Avaliando o risco em situações levantadas pelos participantes – os participantes poderão levar situações de trabalho reais, em vídeos, contendo informações complementares; caso haja número elevado de situações, serão sorteadas 8 a 9 para análise


• Fechamento: Inventário de Riscos – como ficou, considerando os itens levantados na Oficina


• Exemplo Real 1: Empresa especialista em reciclar e produzir Alumínio- Experiência de 5 anos


• Exemplo Real 2 – Empresa de manufatura com uso intensivo da coluna vertebral e de membros superiores

COMO INSTITUIR UM SISTEMA DE GESTÃO DA ERGONOMIA

• Sistema de Gestão da Ergonomia; etapas e o Ciclo de Melhorias do Trabalho; o PDCA da Ergonomia


• Cronograma de Instituição das Melhorias Ergonômicas


• Reuniões do Deliberativo e do Comitê Executivo de Ergonomia


• Indicadores de Processo e de Resultado


• Documentação de Evidência


• Exemplos de cada um desses itens – da casuística do instrutor

• Sistema de Gestão da Ergonomia; etapas e o Ciclo de Melhorias do Trabalho; o PDCA da Ergonomia


• Cronograma de Instituição das Melhorias Ergonômicas


• Reuniões do Deliberativo e do Comitê Executivo de Ergonomia


• Indicadores de Processo e de Resultado


• Documentação de Evidência


• Exemplos de cada um desses itens – da casuística do instrutor

PREVENINDO AS PERDAS FINANCEIRAS RELACIONADAS À QUESTÃO ERGONÔMICA

• FAP com malus: perda financeira por questão ergonômica: fácil de demonstrar- difícil de resolver


• Questões relacionadas a condutas médico-administrativas inadequadas e a potencialização das lesões até o fenômeno social LER


• Questões relacionadas a processos de reparação financeira – atuação do profissional de ergonomia da empresa e do perito assistente para reduzir perdas


• Questões relacionadas a dificuldade no retorno ao trabalho após afastamento previdenciário – alguns direcionamentos


• Atuação visando reduzir o malus no FAP – a necessidade de ação integrada e o fluxograma de responsabilidades

• FAP com malus: perda financeira por questão ergonômica: fácil de demonstrar- difícil de resolver


• Questões relacionadas a condutas médico-administrativas inadequadas e a potencialização das lesões até o fenômeno social LER


• Questões relacionadas a processos de reparação financeira – atuação do profissional de ergonomia da empresa e do perito assistente para reduzir perdas


• Questões relacionadas a dificuldade no retorno ao trabalho após afastamento previdenciário – alguns direcionamentos


• Atuação visando reduzir o malus no FAP – a necessidade de ação integrada e o fluxograma de responsabilidades

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