DATA E HORÁRIO
13 de abril de 2023
19h - 22h
FACULDADE INSPIRAR
R. João Tschannerl, 880
Jardim Schaffer - Curitiba, PR
O Workshop tem como foco a discussão e atualização da
IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA GESTÃO NO CONTEXTO
DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO
e sua aplicação na rotina dos profissionais da área. Aplicações práticas para o gestor em ação no planejamento, implementação e desenvolvimento de ações de gestão dos riscos e da saúde nas empresas.
O Workshop tem como foco a discussão e atualização da
IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA GESTÃO NO CONTEXTO
DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO
e sua aplicação na rotina dos profissionais da área. Aplicações práticas para o gestor em ação no planejamento, implementação e desenvolvimento de ações de gestão dos riscos e da saúde nas empresas.
Profº Dr. Hudson de Araújo Couto
Profº Dr. Hudson de Araújo Couto
• Médico do Trabalho, UFMG, 1975;
• Especialista em Medicina do Trabalho;
• Doutor em Administração;
• Professor universitário de Fisiologia da Faculdade de Ciências Médicas, desde 1975; atualmente coordenador da Disciplina de Fisiologia para o curso de Medicina;
• Coordenador Geral da Pós-graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;
• Coordenador do Curso de Especialização em Ergonomia Aplicada ao Trabalho - Lato Sensu - da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;
• Memnro titular da Academia Mineira de Medicina desde 2011;
• Autor de diversos livros na área da Ergonomia;
• Consultor de empresas da Ergo Ltda, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional;
• Docente em curso de Ergonomia (em língua espanhola) para GM da Venezuela, 2001, johnson &Johnson (venezuela, Colômbia, Argentina e México), 2002;
• Docente em curso de Ergonomia (em língua inglesa) para Johnson & Johnson - Trinidad & Tobago, 2002.
• Médico do Trabalho, UFMG, 1975;
• Especialista em Medicina do Trabalho;
• DOUTOR EM ADMINISTRAÇÃO;
• Professor Universitário de Fisiologia, da Faculdade de Ciências Médicas, desde 1975; atualmente coordenador da Disciplina de Fisiologia para o Curso de Medicina;
• Coordenador Geral da Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;
• Coordenador do Curso de Especialização em Ergonomia Aplicada ao Trabalho – Lato Sensu- da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;
• Membro Titular da Academia Mineira de Medicina desde 2011;
• Autor de diversos livros na área de ergonomia;
• Consultor de empresas da Ergo Ltda, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional;
• Docente em Curso de Ergonomia (em Língua Espanhola) para GM da Venezuela, 2001, Johnson & Johnson (Venezuela, Colômbia, Argentina e México), 2002;
• Docente em Curso de Ergonomia (em Língua Inglesa) para Johnson & Johnson – Trinidad & Tobago, 2002.
Profº Dr. Paulo Roberto Zétola
Profº Dr. Paulo Roberto Zetola
Profª Drª Cynthia M. Zilli
Profª Drª Cynthia M. Zilli
• Médico do Trabalho e Médico do Esporte;
• Mestrado em Ergonomia pela UFSC;
• MBA em Gestão Executiva em Saúde - FGV;
• Professor da Graduação em Medicina e Pós-graduação em Medicina;
• Ocupacional pela UFPR;
• Diretor da ANAMT - Conselho Fiscal Gestão 2019-22;
• Presidente APAMT gestão 2013/14 e 2015/16;
• Experiência como Gestor Executivo Nacional e América Latina em grandes corporações por mais de 20 anos;
• Organizador do Livro "Tratado em Gestão de Saúde do Trabalhador" - 2020, Editora ERGO.
• Médico do Trabalho e Médico do Esporte;
• Mestrado em Ergonomia pela UFSC;
• MBA em Gestão Executiva em Saúde -FGV;
• Professor da Graduação em Medicina e Pós-graduação em Medicina
• Ocupacional pela UFPR;
• Diretor da ANAMT –Conselho Fiscal gestão 2019-22;
• Presidente APAMT gestão 2013/14 e 2015/16;
• Experiência como Gestor Executivo Nacional e América Latina em grandes corporações por mais de 20 anos
• Organizador do Livro “Tratado em Gestão de Saúde do Trabalhador” – 2020, Editora ERGO.
• Fisioterapeuta do Trabalho (ABRAFIT / COFITTO);
• Ergonomista certificada pela ABERGO;
• Doutora em Ciência da Reabilitação pela UNISUM/INSPIRAR (2022);
• Mestre em Engenharia de Produção através da UFRGS (2004);
• Especialista em Perícias Fisioterapêuticas pela Inspirar (2021);
• Especialista em Traumato-ortopedia e Desportiva através da UTP (1998);
• Empresária e Consultora em Programas de Prevenção, ergonomia, fisioterapia do trabalho - MACCRO ERGONOMIA;
• Coordenadora do MBA de Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho da Faculdade Inspirar desde 2006;
• Coordenadora do Núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho - Faculdade Inspiar - desde 2016.
• Fisioterapeuta do trabalho (ABRAFIT / COFITTO);
• Ergonomista Certificada pela ABERGO;
• Doutora em Ciência/ da Reabilitação pela UNISUM/INSPIRAR (2022);
• Mestre em Engenharia de Produção através da UFRGS (2004);
• Especialista em Gestão de QSMS pela INSPIRAR (2018);
• Especialista em Perícias Fisioterapêuticas pela INSPIRAR (2021);
• Especialista em Traumato-Ortopedia e Desportiva através da UTP (1998);
• Empresária e Consultora em Programas de Prevenção, Ergonomia, Fisioterapia do Trabalho - MACCRO ERGONOMIA;
• Coordenadora do MBA de Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho da Faculdade INSPIRAR desde 2006;
• Coordenadora do Núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho - Faculdade Inspirar - desde 2016.
DATA E HORÁRIO
14 de abril de 2023
7h30 - 16h30
FACULDADE INSPIRAR
R. João Tschannerl, 880
Jardim Schaffer - Curitiba, PR
• Capacitar os participantes no desenvolvimento do PGR da Ergonomia;
• Capacitar os participantes na condução da melhor solução administrativa para as questões ergonômicas levantadas
• Capacitar os participantes na organização adequada dos trabalhos de ergonomia numa organização, visando a gestão efetiva de riscos;
• Capacitar os participantes no entendimento e na condução de questões comuns nas empresas que resultam em perdas financeiras significativas decorrentes de gestão inadequada das questões ergonômicas;
• Atualização constante na área de ergonomia, principalmente agora com a alteração da legislação (NR17 – ERGONOMIA), em outubro de 2021, incluindo e dando ênfase ao papel da gestão em ergonomia. Será um momento único para discutir e aprender, com exemplos práticos de planejamento, implementação e desenvolvimento de ações de ergonomia.
Profº Dr. Hudson de Araújo Couto
Profº Dr. Hudson de Araújo Couto
• Médico do Trabalho, UFMG, 1975;
• Especialista em Medicina do Trabalho;
• Doutor em Administração;
• Professor universitário de Fisiologia da Faculdade de Ciências Médicas, desde 1975; atualmente coordenador da Disciplina de Fisiologia para o curso de Medicina;
• Coordenador Geral da Pós-graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;
• Coordenador do Curso de Especialização em Ergonomia Aplicada ao Trabalho - Lato Sensu - da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;
• Memnro titular da Academia Mineira de Medicina desde 2011;
• Autor de diversos livros na área da Ergonomia;
• Consultor de empresas da Ergo Ltda, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional;
• Docente em curso de Ergonomia (em língua espanhola) para GM da Venezuela, 2001, johnson &Johnson (venezuela, Colômbia, Argentina e México), 2002;
• Docente em curso de Ergonomia (em língua inglesa) para Johnson & Johnson - Trinidad & Tobago, 2002.
• Médico do Trabalho, UFMG, 1975;
• Especialista em Medicina do Trabalho;
• DOUTOR EM ADMINISTRAÇÃO;
• Professor Universitário de Fisiologia, da Faculdade de Ciências Médicas, desde 1975; atualmente coordenador da Disciplina de Fisiologia para o Curso de Medicina;
• Coordenador Geral da Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;
• Coordenador do Curso de Especialização em Ergonomia Aplicada ao Trabalho – Lato Sensu- da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte;
• Membro Titular da Academia Mineira de Medicina desde 2011;
• Autor de diversos livros na área de ergonomia;
• Consultor de empresas da Ergo Ltda, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional;
• Docente em Curso de Ergonomia (em Língua Espanhola) para GM da Venezuela, 2001, Johnson & Johnson (Venezuela, Colômbia, Argentina e México), 2002;
• Docente em Curso de Ergonomia (em Língua Inglesa) para Johnson & Johnson – Trinidad & Tobago, 2002.
O TRABALHO EFICAZ EM ERGONOMIA: O PAPEL DE CADA UM
O TRABALHO EFICAZ EM ERGONOMIA: O PAPEL DE CADA UM
• GRO-PGR-SP-SEP- SIG ERGO -Esclarecimentos Importantes
• A eficácia do trabalho de Ergonomia: analogia com um time de futebol vencedor
• O Processo de Ergonomia – Visão Geral- Os 10 Pilares e os 13 Passos Fundamentais
• GRO-PGR-SP-SEP- SIG ERGO -Esclarecimentos Importantes
• A eficácia do trabalho de Ergonomia: analogia com um time de futebol vencedor
• O Processo de Ergonomia – Visão Geral- Os 10 Pilares e os 13 Passos Fundamentais
OFICINA: COMO MONTAR UM INVENTÁRIO DE RISCO ERGONÔMICO COMPATÍVEL COM O PGR
OFICINA: COMO MONTAR UM INVENTÁRIO DE RISCO ERGONÔMICO COMPATÍVEL COM O PGR
• Montagem do Inventário de Risco Ergonômico (ou Panorama Ergonômico)
• Avaliando o risco para membros superiores – 8 a 9 exemplos do consultor- uso do aplicativo APP TOR-TOM MMSS – disponível para celulares android
• Avaliando o risco em situações levantadas pelos participantes – os participantes poderão levar situações de trabalho reais, em vídeos, contendo informações complementares; caso haja número elevado de situações, serão sorteadas 8 a 9 para análise
• Fechamento: Inventário de Riscos – como ficou, considerando os itens levantados na Oficina
• Exemplo Real 1: Empresa especialista em reciclar e produzir Alumínio- Experiência de 5 anos
• Exemplo Real 2 – Empresa de manufatura com uso intensivo da coluna vertebral e de membros superiores
• Montagem do Inventário de Risco Ergonômico (ou Panorama Ergonômico)
• Avaliando o risco para membros superiores – 8 a 9 exemplos do consultor- uso do aplicativo APP TOR-TOM MMSS – disponível para celulares android
• Avaliando o risco em situações levantadas pelos participantes – os participantes poderão levar situações de trabalho reais, em vídeos, contendo informações complementares; caso haja número elevado de situações, serão sorteadas 8 a 9 para análise
• Fechamento: Inventário de Riscos – como ficou, considerando os itens levantados na Oficina
• Exemplo Real 1: Empresa especialista em reciclar e produzir Alumínio- Experiência de 5 anos
• Exemplo Real 2 – Empresa de manufatura com uso intensivo da coluna vertebral e de membros superiores
COMO INSTITUIR UM SISTEMA DE GESTÃO DA ERGONOMIA
• Sistema de Gestão da Ergonomia; etapas e o Ciclo de Melhorias do Trabalho; o PDCA da Ergonomia
• Cronograma de Instituição das Melhorias Ergonômicas
• Reuniões do Deliberativo e do Comitê Executivo de Ergonomia
• Indicadores de Processo e de Resultado
• Documentação de Evidência
• Exemplos de cada um desses itens – da casuística do instrutor
• Sistema de Gestão da Ergonomia; etapas e o Ciclo de Melhorias do Trabalho; o PDCA da Ergonomia
• Cronograma de Instituição das Melhorias Ergonômicas
• Reuniões do Deliberativo e do Comitê Executivo de Ergonomia
• Indicadores de Processo e de Resultado
• Documentação de Evidência
• Exemplos de cada um desses itens – da casuística do instrutor
PREVENINDO AS PERDAS FINANCEIRAS RELACIONADAS À QUESTÃO ERGONÔMICA
• FAP com malus: perda financeira por questão ergonômica: fácil de demonstrar- difícil de resolver
• Questões relacionadas a condutas médico-administrativas inadequadas e a potencialização das lesões até o fenômeno social LER
• Questões relacionadas a processos de reparação financeira – atuação do profissional de ergonomia da empresa e do perito assistente para reduzir perdas
• Questões relacionadas a dificuldade no retorno ao trabalho após afastamento previdenciário – alguns direcionamentos
• Atuação visando reduzir o malus no FAP – a necessidade de ação integrada e o fluxograma de responsabilidades
• FAP com malus: perda financeira por questão ergonômica: fácil de demonstrar- difícil de resolver
• Questões relacionadas a condutas médico-administrativas inadequadas e a potencialização das lesões até o fenômeno social LER
• Questões relacionadas a processos de reparação financeira – atuação do profissional de ergonomia da empresa e do perito assistente para reduzir perdas
• Questões relacionadas a dificuldade no retorno ao trabalho após afastamento previdenciário – alguns direcionamentos
• Atuação visando reduzir o malus no FAP – a necessidade de ação integrada e o fluxograma de responsabilidades
0800 602 2828 | (11) 96977 1841 | (11) 99508 3057